quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Resenha #19: Quem É Você, Alasca?



Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

       Olá, submerso! Sou nova no blog e essa é a minha primeira postagem/resenha. Escolhi esse livro por ser bastante diferente e descontraído, e, claro, por ser do querido autor "João Verde".

       Quem é você, Alasca? é um dos sucessos do renomado escritor de A Culpa é das Estrelas, John Green. Ele é narrado por Miles Halter, um adolescente colecionador de últimas palavras que vivia na Flórida antes de se mudar para um internato em Alabama, em busca de seu "Grande Talvez". Quando chega lá, conhece Chip, um garoto baixinho que será seu colega de quarto durante sua estadia na Escola Preparatória de Cuver Creek. Na realidade, ninguém o chama de Chip. Ele é comumente conhecido por Coronel, e ele logo dá a Miles o apelido de Gordo, por causa de sua evidente magreza. Coronel, em seguida, o apresenta Alasca, ”a garota mais linda da história da humanidade”, segundo Gordo.

Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.

       Então, essa não vai ser mais uma linda história de amor que geralmente se encontra. Eles viram bons amigos, junto com Tamuki e Lara, e curtem diversas aventuras juntos, como chamar um ‘striper’ para dar uma palestra na frente de toda a escola e pedir para ele demonstrar suas “habilidades”. Porém, chegará um dia em que tudo estará tão normal que não se pode imaginar o evento inesperado que irá acontecer. A partir daí, Gordo e seus amigos tentam incansavelmente descobrir, de variados modos, os motivos que levaram esse evento a acontecer.

Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.

      Esse livro é simplesmente fantástico, já que o autor explora bem o lado adolescente, impedindo que o livro fique monótono e deixando ele além do que um simples diário escrito pelo Gordo. Os personagens conseguem até ser um pouco engraçados e inesperados, como é o caso da Alasca, fazendo você se perguntar a cada página o que acontecerá na próxima.

Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer.
       Tenho que admitir que não gostei tanto do desenrolar da história quando esta chegava ao seu fim, porém ele conseguiu ser o meu livro favorito do John Green. Ele já foi apresentado com diversas capas e edições, porém a minha preferida é a preta que apresenta o título em branco e dourado e o desenho da flor margarida. O evento que acontece no meio da história realmente me surpreendeu. De início fiquei me perguntando se aquilo seria alguma pegadinha do autor, iriam aparecer as câmeras e ele diria “haha gotcha!!!”, porque realmente foi algo inesperado a tal ponto do livro. Mas, enfim, é um livro que eu recomendo bastante, por ser diferente do que estamos acostumados de ver sobre o cotidiano de adolescentes normais.

Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia.

Observação: As gravações da adaptação cinematográfica de Quem é você, Alasca?, foram adiadas para 2016, por não encontrarem uma atriz ideal para interpretar a Alasca, o que não é de se admirar, já que ela é uma personagem complexa. Os fãs brasileiros estão torcendo bastante para que a Kaya Scodelario seja selecionada.

GOSTOU DA RESENHA? 
Então não esqueça de compartilhar comigo e deixar sua opinião nos comentários! 




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Olá katarina! mesmo não gostando das obras do "João Verde", gostei do seu modo de escrita e gostaria de te dar as boas vindas ao blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Katarina! Adorei sua primeira resenha. Até agora só li A Culpa é das Estrelas do João Verde, tenho Quem é você, Alasca? aqui e a ideia é lê-lo esse ano. Pelo que vi as pessoas costumam ter uma relação de amor ou ódio com esse livro, não é? Nunca conheci ninguém que o leu e achou um meio termo, ou amou ou detestou.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) Pois é, essa relação meio que é estabelecida na metade do livro, quando acontece o evento mais inesperado, fazendo com que muitos leitores passem a odiar o John Green, mas dependendo do restante do livro, você pode voltar a gostar kkkk

      Excluir