quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Resenha #18: Intergaláctica




Sinopse: Uma conspiração para controlar o rumo da mais importante expedição espacial da história da humanidade. 3 de Maio de 2031 - No dia de lançamento da aguardada expedição da NASA para explorar a lua de Júpiter, uma das candidatas para habitar vida extraterrestre, a psiquiatra Amanda Collins acorda de um coma após meses batalhando contra uma meningite aguda. Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que fazem parte de um crescente quebra-cabeça envolvendo uma corporação geopolítica underground chamada A Firma, que planeja sabotar a missão, usufruindo de uma nova tecnologia para saquear a nave e destiná-la para um planeta habitável localizado dezessete anos luz da Terra. O quarteto então inicia uma operação para descobrir a verdade por trás da conspiração, mergulhando de cabeça na maior expedição planetária da história da humanidade.

Olá, submerso! Resenha saindo do forno!

       Pense que você está em um futuro não muito distante. Imagine que o mundo está esperando por um dos maiores eventos espaciais. Seu próprio pai é seu inimigo. Você e seus amigos são alvo de pessoas poderosas. O perigo está à espreita. Acaba de descobrir que a Terra em que vive é nada diante da imensidão de planetas. Esse é o contexto do science fantasy INTERGALÁCTICA, do autor F.P. Trotta, parceiro do blog. 
       O livro inicia no ano de 2009, no qual Amanda Collins, a protagonista, ainda é uma criança de 9 anos. O leitor começa a compreender um pouco da vida da personagem, conhecendo Oswald, o pai dela, e Shirley, a empregada, que para Amanda era uma grande amiga. Ao meu ver, uma mãe. Oswald não faz o tipo "paizão". Ele é mau, uma cientista louco que tenta usar Amanda em um de seus experimentos. É o pai que todos desejariam ter, não? 

Amanda abriu os olhos e se viu em uma sala branca, com um corredor no fim: ela imediatamente se localizou, estando dentro da sala à esquerda do laboratório de seu pai. [...] Ela tentou se mover, mas notou que estava amarrada à cadeira: tentou abrir a boca, mas notou que sua boca também havia sido presa. Seus músculos estavam imóveis e então ela viu Oswald andando em sua direção sorrindo.

       Bruscamente, Trotta nos direciona para o ano de 2031. Amanda, já adulta, dirige uma grande empresa especializada em neurociência. Mas uma meningite atrapalha sua vida, pondo-a em um coma. Seus amigos, Ripley e Stryker, presenciam o seu despertar. Nada normal. A mulher, totalmente fraca, fala de um sonho bastante estranho que teve enquanto em coma estava.

- Eu juro que lembro disso vividamente... E então de cima, algo tão lindo, tão perfeito... [...] Eu podia lhes dizer todos os adjetivos do mundo para descrever a beleza daquele lugar em que eu me achei. Era vibrante, vivo, etéreo, superior, magistral. Parecia que meu corpo todo flutuava em êxtase. Embaixo de mim, um campo. Era brilhoso, verde, tão verde, tão que nem a Terra. Mas ao mesmo tempo não era aqui. [...]

       Nesse meio-termo, o mundo treme em expectativa com um dos eventos mais importantes da NASA: a expedição para a lua de Júpiter. Oito astronautas em busca de vida extraterrestre. Mas tal fato gera muita polêmica. A humanidade começa a criar especulações, enquanto os mais conservadores e religiosos começam a contestar tudo isso, em uma ignorância, ao ver de Amanda e também do autor, à infinidade de possibilidades do Universo. Amanda, por sua vez, mostra-se extremamente excitada, visto que anima-se bruscamente após despertar do coma com a notícia da expedição.

Eu sei que existem muitos outros mundos. Muitos mares e florestas. Uma infinidade de tipos, raças. Eu não consigo entender como chegamos tão longe como sociedade com mentes tão estreitas, uma estupidez alucinante.
      E então a trama passa por uma série de reviravoltas. E quando digo "reviravoltas", não estou brincando! Tudo mudo de uma para outra. Verdades vão à tona. Mentiras e segredos são desintegrados. Creio que vale avisar a vocês que o Trotta é especialista na fina arte de trollar um leitor. Digo, algo acontece no decorrer da estória. Sofremos com o fato, aí depois descobrimos que não é verdade e nos sentimos um completo idiota! Ha-ha.
       O leitor faz uma viagem sem igual por planetas, conhecendo diversas formas de vida, costumes e sociedades em demasia. Com isso, o autor nos lança a mensagem de que nós, terráqueos, não somos absolutamente nada comparado à vastidão de mundos e galáxias que nos rodeia. Que por milênios nos sentimos os donos do Universo e superiores à tudo e todos. Lendo Intergaláctica, começamos a entender que não é bem assim.
       O que falar do vilão da estória? Submerso, eu tenho que aplaudir o Franco! É muito, mas muito difícil me fazer odiar um vilão, visto que sou fã de vários. Davi sendo das trevas. Mas sério, Oswald ganhou de mim meu ódio eterno. Eu simplesmente sinto vontade imensa de esganá-lo, talvez pelo fato do mesmo ser pai da Amanda. Ou seja, pai e filho se detestam! Isso achei bem interessante, divergindo do senso comum.

Sobre os personagens:

Amanda: Destemida e corajosa, a protagonista é simplesmente demais! Conhecedora da mente humana e bastante crítica, a mulher é bastante inteligente e determinada. Diferente das protagonistas mais recentes, Amanda não perde tempo com romances e mágoas. Ela não perde o foco e vai até o fim.

- Ninguém acha que podemos. Ninguém acreditaria que viríamos a conseguir executar algo assim - disse para si mesma, abrindo os olhos e vendo seu reflexo. - Exatamente por isso que vamos seguir em frente.

Stryker: É um dos pacientes e amigo de Amanda. Muito divertido e animado, o rapaz é hacker, sendo bastante útil para missão do grupo de amigos.

- Pode acreditar no que estamos fazendo nesse exato momento? - perguntou Stryker. - Cruzando um oceano alienígena junto de um grupo que acabamos de conhecer, o primeiro contato entre civilizações inteligentes que aconteceu na humanidade, e aqui estamos nós, parecendo quase... normais.

Lina: A nova amiga de Amanda busca por um sentido para sua vida. Apesar de possuir muito dinheiro como fruto de seu trabalho, sente-se um fracasso, por assim dizer. Como se o que tanto almejou, nunca tivesse acontecido. Embarcando nessa missão, tudo muda.

Oswald: Líder da "Firma", sempre foi uma criança prodígio. Desde pequeno, já mostrava-se apto para criar coisas. Essa habilidade desenvolveu-se a ponto dele tornar-se uma das pessoas mais poderosas do mundo. Infelizmente, usou seu talento para a maldade.

Colaborou com o governo militar contra a a guerra no Iraque, construindo a maior parte das armas de fogo.

       Muitos personagens poderiam ser citados, mas esses são para mim os mais marcantes. Amanda, juntamente com Stryker, Lina, e também Ripley, se aventura em uma missão fora do normal contra forças que querem destruí-los. Tal embate cresce, atingindo proporções gigantescas. Mais uma vez, Franco surpreendendo o leitor.
        Sinceramente, não consigo encontrar defeitos! O livro foge de clichês, não é nem um pouco previsível. Podemos tecer uma infinidade de teorias acerca do final, e nenhuma delas chegarão perto da verdade. Não dá para prever a conclusão!
       Por isso indico, sem exitar, Intergaláctica, de F.P. Trotta. Um livro original, instigante, surpreendente, que possui uma boa dosagem de ação, ciência e fantasia. Tudo na medida certa, prendendo quem o ler ás páginas. Então, o que está esperando? Garanta urgentemente o seu exemplar antes que seja tarde. Mundos e seres te aguardam nessa aventura surreal!


GOSTOU DA RESENHA? 
Então não esqueça de compartilhar comigo e deixar sua opinião nos comentários! 






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. ótima resenha Davi! como quase (QUASE) todas as que você faz, me despertou um grande interesse no livro, estou muito ansiosa para o evento, eu e minha amiga Emylly mal podemos esperar para que o dia 19 chegue!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! INTERGALÁCTICA É DEMAIS!

    Davi Tito.

    ResponderExcluir