domingo, 5 de julho de 2015

Resenha #9: Enigma - Mundo Interdito

Enigma - Mundo Interdito 
Autora: Rita Pinheiro
Editora: Baraúna
Número de páginas: 298
Lido em: Junho de 2015

    Nota:
 5 SUBMERSOS (MARAVILHOSO)
Sinopse: "Enigma - Mundo Interdito", traz a história de Johnny, que após ser salvo de um acidente de avião, se vê num mundo diferente de tudo que ele conhece. Mas, para piorar sua situação, ele não consegue se lembrar de onde veio e nem mesmo seu nome. Na luta para recuperar a memória, descobre coisas e conhece seres que acreditava não existir. E para sobreviver naquele lugar, ele precisa se desenvolver também descobrindo que o impossível não existe desde que haja amor entre as pessoas e respeito à natureza. Por fim, encantado com o lugar e com sua salvadora, decide viver essa aventura, se tornando parte desse mundo.

        Narrado em terceira pessoa, Enigma - Mundo Interdito conta a história de Johnny Silva, da cidade de Franca, São Paulo. Com dezenove anos de idade e muito mimado, o rapaz só quer saber de festas e curtição, não assumindo compromissos e responsabilidade. Todavia, as coisas estão para mudar. De modo ilegal, ele consegue a chance de ir para Flórida, Estados Unidos. Vale ressaltar que nem a família, nem os amigos sabem disso. Passando por cima da Ilha das Bermudas ou Ilha do Diabo, o avião onde se encontra sofre uma turbulência. Ocorre um acidente inevitável.

 Foi então que Johnny viu uma coisa inusitada: o avião estava parado no ar e parecia que a neblina o estava sugando pela parte da frente. As pessoas gritavam sem saber o que estava acontecendo, e conforme ia sendo sugado pela neblina, o avião ia se partindo em milhões de pedaços e sumindo no espaço. [...] Sem pensar muito, jogou-se do avião antes que a neblina mortal chegasse até ele.
         Johnny, por sorte, sobrevive ao acidente, acordando em uma praia, sendo observado por um rapaz e uma moça. Um lugar chamado Enigma, onde há várias pessoas de cabelo branco e roupas diferentes. Um mundo dentro do nosso mundo, com costumes e ideologias que divergem dos nossos. Um lugar habitado pelo amor, a tolerância e o respeito. O que mais me chamou a atenção foi como a autora conseguiu mesclar tão bem a magia, visto que há bruxas, sereias, centauros, ogros e outras criaturas, com a ciência, mostrando como o povo de Enigma conseguiu criar várias coisas e obter avanços, inclusive vencer a gravidade. O protagonista fica confuso quanto a tudo isso, espantado, maravilhado. Apesar de tudo, insiste em ir embora, voltar para o Brasil.

- Querido, nosso mundo é o mesmo, a diferença é que tem uma neblina em volta de Enigma que engana as vistas de quem está do lado de fora. O seu povo tem uma habilidade incrível de destruir a própria Terra. Se descobrirem isso aqui, tudo em pouco tempo também - desabafou. - Desde o início estamos separados. Nos desenvolvemos de outra maneira e aqui temos muito daquilo que o seu povo se mataria para obter.
       Mas aparentemente não há como ele retornar. Então, ele vai se adaptando a Enigma, conhecendo as pessoas e compreendendo o funcionamento do local. Mas aí as coisas complicam... Ele descobre que de certa forma as ações do nosso mundo afetam Enigma. E então, os seus habitantes pensam em uma forma de evitar que seu lar desmorone: aniquilando os moradores da Terra. Mas Johnny, junto com Hera, decide encontrar um jeito de mostrar que o seu povo pode desenvolver, e assim deixando de destruir a natureza. Será que consegue dar conta dessa missão?



 Tudo que seu povo faz contra o meio ambiente, também nos afeta. Como eu já lhe disse, nosso mundo é o mesmo e nosso planeta está em risco por causa dessas atitudes que vimos.
        Pinheiro vai tecendo uma trama incrível, mágica e inteligente, com personagens apaixonantes e com uma narrativa que flui muito bem. E o que me encantou bastante foi a forma que ela retratou seres que já conhecemos bastante em tantas outras estórias, como as bruxas, criando uma mitologia bastante interessante, criando também um paralelo com o passado, remetendo aos tempos de Salém.
         E o romance com a personagem Hera foi algo que a autora desenvolveu bem, e a forma com que o mesmo influencia nas decisões do protagonista, que por sua vez passa por uma grande e importante transformação interna no decorrer das páginas, tornando-se mais maduro, íntegro e responsável. Assim, quando chegamos ao fim do livro, satisfatório por sinal, nos deparamos com uma pessoa um tanto diferente do Johnny que nos foi apresentado no início.
         O tempo todo o livro fala do amor, e em como ele é importante para tudo, e que é a solução para vários problemas. Por isso recomendo Enigma - Mundo Interdito, da autora parceira Rita Pinheiro. Uma estória rica, mágica, divertida e inteligente, que nos faz refletir sobre o amor e os nossos atos.


- Nosso bem mais precioso é o amor, sem ele não saberíamos aproveitar o poder da natureza, nem poderíamos nos desenvolver como seres humanos, nossas vidas seriam vazias e sem sentido. O amor é a única coisas que não pode faltar aqui, é o nosso alimento diário, o ar que respiramos, é a base de tudo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Não conhecia esse livro, achei legal. Vou pesquisar mais sobre ele, é sempre bom conhecer novas obras nacionais.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir