domingo, 19 de julho de 2015

Resenha #12: Além da Ponte Inca

Além da Ponte Inca
Autor: Wilson Lassarote
Editora: Novo Século

Número de páginas: 350
Lido em: Julho de 2015

Nota: 
4 SUBMERSOS (ÓTIMO)
Sinopse: Heitor ousou buscar novas fontes históricas sobre a civilização Inca durante uma pesquisa para um trabalho de escola. Mas, ao decifrar uma sequência numérica descrita em um antigo livro, aguçou mais ainda sua curiosidade por esta fascinante cultura.




       E se você descobrisse uma mensagem oculta em um livro antigo e misterioso? E se tal mensagem impulsionasse você a romper barreiras, cruzar fronteiras, ao embarcar em uma viagem para outro país? Agora imagine que nesse país você está para se aventurar em uma missão com seus melhores amigos, e há várias possibilidades e o futuro dessa empreitada é incerto. Este é o contexto de Além da Ponte Inca, livro de Wilson Lassarote. Uma estória inteligente e diferente de tudo já visto ou imaginado.
          Narrado em terceira pessoa, o livro inicia fazendo uma introdução à cidade de Valença, localizada no Rio de Janeiro, e a três dos seus moradores: Karl, Sérgio e Heitor, sendo este último o protagonista. Valença é uma cidade de interior, considerada monótona, sendo limitada ao turismo. Quanto aos três amigos mencionados, eles são tão diferentes entre si. Karl é aquele amigo carismático que todos querem estar junto; Sérgio é aquele garoto mais fechado e sério, porém interessante; Heitor é o esquisitão, evitado por muitos, com ideais e pensamentos que divergem do senso comum.

Uma variedade de opiniões e ideias que, de tão divergentes, se constitui em oportunidades de conviver com as diferenças, um somatório de contradições que no final permite um versatilidade que só aquele grupo possui. Afinal, conviver com pessoas que compartilham das mesmas ideias pode ser cômodo, mas jamais vai fazer você entender a pluralidade do mundo, e de pluralidade eles entendem.

          E então o autor vai nos situando na vida escolar deles. Estão no último ano do Ensino Médio, pertinho de concluí-lo. A professora de História passa um trabalho em grupo, no qual eles ficam a cargo de estudar sobre o povo inca. Tal trabalho possui uma simples regra: nada de Internet. Puxa, eles devem encontrar uma biblioteca. E então vão e encontram um livro bem antigo. Karl e Sérgio nada se interessam nele, mas Heitor sente uma curiosidade tomar conta dele. Era como se o livro guardasse algo. E guarda. Com sua genialidade, o rapaz encontra uma mensagem codificada. Mensagem esta que mudaria a vida dele, presenteando-o com um desejo súbito de ir para o Peru, o país dos incas, e compreender o que há... além da ponte inca.
          O livro é fascinante! Gente, sério, é uma viagem no tempo e no espaço. Além de conhecer coisas do Peru e sua cultura, o leitor passa a entender bastante coisa sobre os incas e tudo que os rodeia. Porém, devo ressaltar algo que me incomodou: o excesso de informações, por assim dizer. Por uma boa quantidade de vezes, me senti um tanto atolado de fatos técnicos e históricos, que tornou a leitura um pouco cansativa. Mas fora isso eu super recomendo, a linguagem é leve e ao mesmo tempo bastante rica.
           A trama toma um rumo que nunca pude imaginar que poderia tomar, sempre com questionamentos inteligentes sobre a nossa humanidade, sociedade e o universo em geral. Submerso, tenho certeza que você se surpreenderá com o desfecho da história e ficará mais ou menos desse jeito: "OMG!". Pelo menos, eu fiquei assim. Creio que curtirá uma personagem super interessante: a Nina, uma garota inteligente e muito sábia. Posso dizer que de todos os personagens é a minha favorita.
       Quanto à edição, devo parabenizar a Novo Século. Folhas amareladas, a capa é belíssima e, algo que gostei bastante, é que cada capítulo começa com uma imagem que nos dá uma amostra do que nos espera, atiçando nossa curiosidade. Segue abaixo algumas delas.


         Bem, é isso. Recomendo a você que procura por uma boa estória, porém diferente do que se está acostumado a ver, livre de clichês, e com reviravoltas incríveis. Ele completamente foge do convencional! Um livro escrito por alguém com uma visão crítica da sociedade contemporânea e que mostra ter muito conhecimento histórico. E um final surpreendente... Venha você também descobrir o que há além da ponte inca!

A mesma sensação inicial tomava conta de seu corpo agora, era sua intuição dizendo que havia algo mais naquelas páginas, algo que ele deveria descobrir. Ele sempre foi muito intuitivo, e aquela sensação era muito forte, sua percepção nunca havia falhado antes. Ele não sabia o que era, mas fosse o que fosse, a resposta estava nas páginas daquele livro. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Oiee,
    Como você está?
    Adorei a resenha, adoro esse tipo de livro *0* Livros que fogem de clichês ;p
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir