terça-feira, 23 de junho de 2015

Resenha #8: Procura-se

Procura-se
Autora: Giovanna Vaccaro
Editora: Novo Século
Número de páginas: 198
Lido em: Junho de 2015

    Nota:
4 SUBMERSOS (ÓTIMO)
Sinopse: O tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde seus seis anos, sofre com doença arterial coronaríana,uma deficiência cardíaca genética, rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com a ajuda de seu pai e de sua irmã, Becky.
Para agravar a situação, após um crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar o mais urgente possível por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estarão por um fio.  Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: seu novo amigo Miles. Ariane se envolve em uma paixão "quase" - diante do difícil drama que enfrenta! Juntos, eles tentarão encontrar uma saída, e farão de tudo para congelar o tempo, e eternizar cada segundo que lhe resta, como um extenso fio de esperança que surge a seu futuro tão incerto.
Procura-se um amigo
Procura-se um amor
Procura-se um coração

       Olá, submerso! Venho agora com a resenha do livro de estreia da autora parceira Giovanna Vaccaro, Procura-se. Um livro que promete partir o seu coração e te prender às páginas do prólogo até o epílogo. 
        O romance conta a estória de Ariane Sparks, uma garota de Nova Iorque que tem sua vida mudada, ainda criança, quando descobre sofrer de uma doença cardíaca chamada Coronariana. Morando com o pai (que separou-se da mãe, que há anos não "dá as caras") e a irmã mais nova,  a personagem tem que lidar com a doença e manter-se firme.

Eu não gostava de admitir que tinha uma doença que poderia me levar à morte, mas não podia negar. Eu tinha uma doença. 
As pessoas sempre pensam que uma doença terminal não pode acontecer com elas ou com a família delas. No meu caso, era inevitável. A minha família tinha um problema: a cada duas gerações nascia alguém com problemas cardíacos. Eu fui a segunda geração.
        Sempre ao seu lado se encontra sua melhor amiga, Callie White, que por sinal tornou-se minha personagem favorita. Divertida, excêntrica e exagerada, Callie está a todo tempo pronta para ajudar Ariane e dar-lhe conselhos. 
       Apesar de tudo, apesar do problema, Ariane vive bem. Com ajuda de remédios, consegue viver de modo normal, como se não sofresse da doença. Com muita força e determinação, ela segue em frente.
       Em um determinado dia, ocorre um fato que abala a rotina monótona e regrada da moça: Miles Benet, um ex-colega de classe dela retorna para a escola, totalmente diferente, chamando a atenção de várias garotas. A professora de História passa um trabalho para a turma em dupla. E quem acaba fazendo um trabalho com a Ariane? Preciso mesmo responder?
      E então os dois vão desenvolvendo uma amizade, que logo cresce para algo maior. Ariane acaba vendo-se cada vez mais envolvida com o rapaz. Com a chegada dele em sua vida, ela passa a tomar atitudes, que por muitos consideradas incorretas, mas que a tornam mais viva. Ela passa a adquirir uma nova sensação: adrenalina, acompanhada pela rebeldia.

E, de repente, notei que aquilo tudo, todas as coisas erradas que eu fazia eram prejudiciais ao meu coração. Mas eu não ligava... Tudo que me mata me faz sentir mais viva, pensei.
       Tudo corre bem, mas o destino opta por desestruturar a vida da garota. As dores no coração tornam-se mais constantes e, preocupada, ela vai até o seu médico, o Dr. Smith. E então, ela descobre que o quadro da doença piorou e que tem apenas 2 meses de vida. A menos que... ela seja submetida a um transplante de coração. Mas para isso precisa-se de um coração compatível ao dela. Complicado.
       Procura-se um doador. Procura-se um coração. Procura-se uma esperança.
       O que me encanta é que Ariane, em vez de entregar-se a morte iminente, como é o que se espera, ela está determinada a sobreviver, determinada a encontrar a felicidade, a contornar toda essa situação. Me encanta o modo como ela lida com a doença, tratando-a como se fosse um simples problema, e o fato de ela não se render ao medo.

- Vamos sair dessa - ela disse com convicção,
E eu realmente acreditei no que ela disse. Ela iria me ajudar. Todos iriam me ajudar. Ou você intimida o mundo ou o mundo intimida você. Essa é a razão da vida. 
Quero... Não. Eu preciso intimidar o mundo.
       Será que ela consegue encontrar um doador compatível? Será que as coisas estão para se endireitar, e a vida dela tomará um rumo, ao lado de Miles, talvez? As respostas só podem ser encontradas ao folhear as páginas de Procura-se, um livro apaixonante e com uma vibe que promete encantar os fãs de A Culpa É Das Estrelas, porém mantendo sua integridade e originalidade.
       Vaccaro conseguiu retratar de forma bela e cativante a vida de uma pessoa que, devido, às circunstâncias, poderia ter desistido de tudo. Mas não, ela não desiste da vida, não desiste de lutar. Uma estória emocionante, divertida e viciante.

Nossos corações batiam no mesmo ritmo, nossos olhos estavam fixos, nossa respiração estava devagar e podíamos sentir tudo. Estávamos a centímetros de distância, meu rosto estava a milímetros de distância do rosto de Miles. E eu conseguia sentir...
Já era amor antes de ser.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

10 comentários:

  1. Olá
    nossa, eu não sabia que já estava a venda o livro, kkk, achei muito legal a proposta do livro e parece que é muito bom, pela sua resenha e nota, vou confiar em você, adorie o seu blog e já estou seguindo
    Abçs
    Passa Lá No Meu Pleas - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito os livros desse gênero, mesmo eles fazendo um baita sucesso, mas curti sua resenha.
    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
  3. Embora eu tenha lido muitos livros do gênero ultimamente, não curto muito esse tipo, mas gostei da sua resenha.

    Blog FTP | Facebook do FTP | Instagram do FTP

    ResponderExcluir
  4. Oi Davi,
    Embora o livro pareça muito bom, não me arriscaria na leitura. Nunca gostei muito do gênero, e depois de A Culpa é das Estrelas parece que eles tem surgido aos montes.
    Muito sucesso para Giovanna, para quem curte o gênero deve ser um livro incrível.
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ps.: segui o seu blog também :)

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito esse gênero, mas tu escreve bem, viu? <3 Vou acompanhar seu blog. =D

    www.vaidosamente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por livros do gênero e, Meu Deus, faz tempo que não vejo lançamentos de um livro Sick-lit tão bom. Amei a sinopse e amei a sua resenha, já estou desesperada atrás do livro. Parabéns pelo blog, aliás!

    ResponderExcluir
  7. É o tipo de livro que eu sei que vou chorar lendo, mas quero ler rs

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  8. Esse não é o meu tipo de livro, mas a história pareceu ser bem bacana. Para quem é fã de A Culpa é das Estrelas provavelmente vai gostar, o que não é o meu caso.
    Muito boa resenha.


    http://moradaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, nem a autora, mas a história lembra muito um livro que li recentemente. Então acho que seria meio que impossível ler e não ficar comparando.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  10. Achei bem legal o livro, fiquei com vontade de ler. E gostei pelo que dissesse que Ariane vai se apaixonando por Miles aos poucos, que eles se tornam amigos e depois ela se apaixona por ele. É bem mais realista, geralmente o casal principal bate os olhos um no outro e já sabem que se amam por toda a vida, e eu, pelo menos, acho isso muito surreal.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir